O que faz um Secretariado?

Um diploma que tem sido bastante buscado por quem pensa em ingressar na faculdade é o de graduação tecnológica em Secretariado. Muito disso se deve ao fato de que a profissão tem um grande leque de oportunidades no mercado de trabalho, com vagas em empresas de todos os tipos, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Porém, a maior concentração encontra-se em comércios, indústrias, prestadoras de serviços e Organizações Não-Governamentais (ONGs), isso citando apenas a iniciativa privada. No setor público também há muitas possibilidades, que costumam ser focadas por uma boa parte dos secretários e secretárias formados.

Essa facilidade de conseguir se inserir dá-se pelo fato de esse profissional ter papel fundamental nas organizações, ou seja, é possível dizer sim que sem ele o bom andamento do negócio pode se tornar algo muito mais difícil. Ele organiza o ambiente de trabalho, se responsabiliza pelo arquivamento de documentos, redige comunicados, ofícios e atas de reuniões, cuida da agenda de compromissos dos executivos e diretores da empresa, e muito mais. Enfim, realmente um trabalho primordial. O salário de um Secretariado é, em média, de R$ 2 mil, mas um profissional capacitado, com especializações, pode ter remuneração bem maior.

Porém, como dissemos no início do texto, para ingressar é necessário possuir um diploma de nível superior, algo que apenas pode ser conquistado ao matricular-se em um curso de Secretariado que, no caso do tecnólogo, tem duração mínima de dois anos, ou quatro semestres, como preferir. Essa é uma informação importante de se saber, pois infelizmente existem instituições que prometem formação em menos tempo, o que é errado, uma vez que de acordo com regulamentação do Ministério da Educação não há como isso acontecer em menos de 24 meses. Portanto, fique atento.

Grade Curricular do Curso de Secretariado

Durante esses quatro semestres em que você respirará o curso de Secretariado EAD, terá acesso à disciplinas importantíssimas para o seu futuro profissional. E elas são especialmente pensadas para que você já saia da faculdade com o conhecimento necessário para de imediato ingressar no mercado de trabalho de forma atuante.

No primeiro semestre fazem parte da grade curricular as disciplinas de Introdução às Ciências Sociais; Empreendedorismo; Prática Textual em Língua Portuguesa; Sociologia Geral; Economia e Mercado; Métodos e Técnicas de Pesquisa; e Gestão de Pessoas.

Ao iniciar o segundo semestre, o futuro(a) secretário(a) aprenderá tudo sobre Direito Empresarial; Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnico-Raciais; Comunicação Empresarial; Língua Brasileira de Sinais- Libras; Introdução à Administração; Teoria Geral do Secretariado; e Assessoria Executiva e Relações Públicas.

Já no terceiro semestre do curso, ou seja, entrando em sua segunda metade, farão parte da rotina do graduando Gestão Secretarial; Gestão de Processos e Serviços; Educação Ambiental e Cidadania; Ética e Responsabilidade Profissional; Planejamento e Organização de Eventos; e Tópicos Especiais em Secretariado.

E por fim, no quarto e último semestre, quando você já estiver com uma mão no diploma, conhecerá o que é essencial sobre Marketing Pessoal e Etiqueta; Redação Empresarial; Negociação e Gestão de Conflitos; Tecnologias Aplicadas e Inovação; e Gestão de Projetos.

No caso do tecnólogo em Secretariado, não existe a necessidade de se produzir um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e também não há obrigação de passar por estágio supervisionado, apenas garantir a aprovação em cada uma das disciplinas acima mencionadas e participar das atividades complementares e integradoras.

Como escolher a melhor faculdade EAD?

Escolher uma boa faculdade de Secretariado EAD é extremamente importante para garantir uma boa preparação e, consequentemente, tornar-se um profissional capacitado desde o primeiro momento. Portanto, opte por uma instituição que, primeiramente, seja credenciada junto ao MEC; priorize também aquela que te deixa escolher como prefere estudar, seja sem depender de internet, com os livros impressos e videoaulas em DVD, ou online, com esses mesmos materiais didáticos em suas versões digitais.

Outro ponto importante é conferir se esses materiais são produzidos por um mesmo autor, dentro de sua disciplina, garantindo assim, além de qualidade, um estudo livre de dúvidas, uma vez que os conteúdos vistos seja no livro ou no DVD serão os mesmos.

Bom, esses são apenas alguns pontos a serem levados em consideração para que sua futura faculdade ensine o que faz um Secretariado e te prepare para exercer essa tão importante profissão com a maior competência e capacidade possível.