O que é o pão de espelta?

O que é o pão de espelta?

A espelta é um cereal antigo que está na moda, devido às suas propriedades. O pão de espelta, ele voltou para as mesas depois de ser o principal produto consumido na época medieval. A espelta é um grão altamente energético e de um sabor inigualável.

O que é?
O pão de espelta era consumido pelas classes abastadas da Idade Média, enquanto que os pobres consumiam pão de centeio. A espelta é um cereal da família do trigo, e você pode substituí-lo na maioria das aplicações cotidianas. Tem em comum com o trigo a presença de glúten.
A espelta, de nome científico ‘triticum aestivum’ não foi massificado como o trigo, por que não sofreu alterações genéticas. É mais nutritivo e de fácil digestão.
Encontrar pão de espelta é cada vez mais comum em padarias, devido a sua relação com as dietas saudáveis.
Começou a cultivar no Irã há mais de 7000 anos e durante a Idade Média, chegou à Europa, onde se popularizou por sua capacidade de se adaptar ao frio.
É um grão a mais difícil de trabalhar que o trigo por que seu preço é mais elevado. No entanto, ele compensa com o seu conteúdo de pproteínas, gorduras, fibras, carboidratos, sódio, cálcio, potássio, fósforo, zinco, magnésio, ferro e vitaminas E, B1, B2, B3, B6 e B9, compensa.
Valor nutricional
Hidratos de carbono
A espelta traz um 59 a 71% de hidratos de carbono da dieta
Amido: é o principal carboidrato do grão, representa 68% do total de grãos. Entre os dias 26 a 28% é representado por amilosa e um 72-74% de amilopectina.
Açúcares: Contém um 2 ou 3% de açúcar.
Fibra alimentar: Contém mais fibra dietética que o trigo.
β-glucanos: Conta com 0,95 %.
Proteínas e aminoácidos
Têm mais proteínas que o trigo, até um 14,7%, contém 20% de albuminas e globulinas. Tem gliadinas e gluteninas.
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Contém aminoácidos essenciais.
Gorduras ou lípidos
Conta com pequenas quantidades de lipídios, a maior parte concentra-se no germe.
Ácidos graxos
Contém ácidos graxos essenciais Linoléico, palmítico, oleico e linolênico.
Minerais
Contém cálcio, magnésio e potássio.
Vitaminas
Contém vitaminas lipossolúveis: A, D, E e/ou K.
Propriedades
A espelta tem inúmeras propriedades que o tornaram muito popular:

Orgânica
É uma variedade que não tem sido manipulada ou cruzada com outras variedades fazendo a mais pura.
Nutritiva
A espelta, que contêm mais vitaminas e minerais e é rico em vitaminas do grupo B e vitamina E.

Contém os 8 aminoácidos essenciais e, devido a seu conteúdo de vitamina B2 são metabolizados melhor pelo nosso organismo.
Contra o estresse
A espelta tem um elevado teor de triptofano, um elemento que contribui para o nosso bem-estar mental e emocional. O triptofano está associado ao bom humor e o seu consumo contribui para tratar casos de depressão e deterioração.
Digestiva
Contém uma menor quantidade de glúten e uma maior quantidade de fibra. Este alto teor de fibra torna um grande remédio contra os problemas de prisão de ventre.
A espelta é rica em ácidos graxos essenciais, necessários para o funcionamento cerebral.
Energética
É uma grande fonte de energia, porque contribui com minerais e vitaminas essenciais para o nosso corpo. Seu conteúdo de vitamina B favorece o sistema nervoso e o metabolismo permitindo obter energia facilmente.
Para a pele
Diminui o aparecimento da acne e diminuir o stress, melhora a saúde da pele.
Repara os tecidos
Este grão contém ácido silícico e magnésio, dois nutrientes que contribuem para reparar nossos tecidos e fortalecem o sistema imunológico.
Receita de pão de espelta
Para preparar o pão de espelta necessita:
450 g de farinha de espelta.
125 g de farinha de força.
400 cc. água morna.
uma colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento seco de padaria, o equivalente a 15 gr. de fermento fresco.
Grumos ou farinha, para a mesa.
Para preparar o pão que misturar o fermento com a água morna, sem que exceda os 40 graus centígrados. Mistura-se a farinha de espelta com a farinha de força. Adicione o sal e faça um buraco no centro.
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Despeje a mistura de água e fermento e misture bem tudo. Passa a mesa enfarinhada e amasa, por 15 minutos. Estique a massa, enquanto a retuerces e voltar a amassar. Assim fica lisa e elástica.
Em uma tigela limpa e francês, coloque a massa, cubra com filme e deixe fermentar por 45 minutos a uma hora. Amassa de novo, que dá a forma ao pão.
Polvilhe uma assadeira com grumos, e coloque o pão. Realiza alguns cortes e tampa com um pano limpo. Deixa fermentar por 40 minutos.
Assar em forno pré-aquecido a 200º C, durante uma hora. Você pode colocar um recipiente com água, na base para manter uma umidade alta.
Você saberá que está pronto quando, ao vencê-lo soar ovo.
Contra-indicações
Está contra-indicado se você sofre de doença celíaca. É um glúten diferente, solúvel em água. Em pessoas sensíveis ao glúten sofrem menos sintomas ao consumí-lo.
Você deve evitá-lo se você sofre de síndrome do intestino irritável.
Para os vegetarianos e veganos, o ácido fítico pode reduzir a absorção do zinco e do ferro.
Perguntas frequentes
Você tem glúten?
Se, a espelta tem glúten mesmo que em menor quantidade do que o trigo.
Será que Engorda?
Como todo o tipo de pão engorda. Assim mesmo, por ser um alimento, você deve consumir em quantidades medidas para assegurar-se de gastar todas as calorias que fornece. É uma excelente opção para atletas que necessitam de manter altos níveis de energia.
Onde se compra?
Você pode encontrar a farinha em lojas de alimentos orgânicos e naturais, assim como em grandes supermercados.
O que é melhor pão de espelta ou centeio?
Ambos têm propriedades semelhantes. É um pão rico em hidratos de carbono e contém pequenas quantidades de glúten. Nenhum é melhor que o outro, mas contém uma menor quantidade de glúten e é mais denso. O centeio é recomendado aos diabéticos, porque seus carboidratos são de lenta absorção.

Fonte:
(1) https://www.directoalpaladar.com/recetas-de-panes/receta-de-pan-de-espelta-casero-un-pan-medieval
(2) https://shawellnessclinic.com/es/shamagazine/beneficios-del-pan-de-espelta/
(3) https://ellashablan.com/espelta/
(4) https://eldietista.es/blog/alimentos/espelta-valor-nutricional
(5) http://www.elmundo.es/yodona/lifestyle/2016/08/17/57b346e122601d6b628b45f8.html