Como escolher a cortina ideal para sua sala?

Cortina para sala

A cortina é vista como um complemento para sala, mas ela possui um papel importante, principalmente quando falamos na decoração, você sabe como escolher cortina para sala ideal?

Além de decorar, uma cortina para sala ajuda a claridade regular, a temperatura do ambiente e também auxilia na questão de privacidade, já que cria uma barreira visual. Ela deixa o ambiente mais aconchegante, bonito e oferece conforto visual.

Porém, para que ela consiga alcançar todos esses benefícios, é preciso ficar atento a vários detalhes no momento da compra, vai muito além de simplesmente pendurar um tecido.

Então, antes de escolher é preciso considerar alguns pontos. Para escolher uma cortina para sala, é preciso saber qual será a talha ambiente, já que algumas salas são exclusivas para tv. Nesse caso, é preciso pensar em dois pontos: luminosidade e redução de ruídos.

Aliás, para assistir confortavelmente, o ideal é ter uma cortina que seja do tipo blackout! Essa cortina para sala, veda totalmente a fonte de luz no ambiente e auxilia no controle da temperatura. Como cortinas blackout de linho, são melhores para controlar o frio e ao estilo persiana solar o calor.

Cortinas desse estilo também melhoram a qualidade acústica do ambiente, capaz de fazer os ecos e ruídos na sala. Inclusive, alguns modelos de cortinas acústicas podem reduzir a entrada de ruído externo em até 20 dB! As melhores para essa função são as de fibra de vidro ou vinil.

Apesar das muitas vantagens modelos de cortinas para sala, é preciso ficar atento no momento da escolha do tecido e principalmente, para comprar cortina para sala online. Tecidos pesados ​​podem acabar atrapalhando o visual natural e prejudicando a circulação de ar. Por isso, fique atento a isso, escolha um tecido que traga luminosidade e que deixe a luz entrar!

Cortina para sala

Dicas para comprar sua cortina para sala!

Se você não sabe como escolher uma cortina para sala, fica tranquila que vamos passar todos os detalhes para que você não erre no momento da compra!

Dê preferência para modelos longos

Esses modelos tem um caimento mais elegante e se adaptam a vários modelos de portas e janelas. Além é claro, de trazer mais aconchego e controle de luminosidade ao ambiente.

Cuidado com a escolha do tecido da cortina

O tecido precisa estar em harmonia com o restante do ambiente. Salas com estilo clássico pedem modelos de cortinas com tecidos mais encorpados. Já as salas que possuem decorações casuais, precisam investir em tecidos despojados e leves como linho e algodão.

Fique atenta como medidas da sua cortina

Portanto, antes de comprar uma cortina para sua sala, meça a janela e dependente de uma sobra de tecido de 20 polegadas de cada lado. Essa medida extra garantia conforto visual e evita a luminosidade das laterais da janela.

Use uma paleta de cores da sua decoração

Além de ficar atento ao tipo de tecido e caimento, saber como escolher a cor da cortina da sala é essencial! A cor da cortina precisa acompanhar a cartela de núcleos da decoração do ambiente. Assim, caso não tenha uma cartela de cores, e não saiba como escolher uma cor de cortina certa para a sala, opte por tons neutros. Eles combinam com vários tipos e tons na decoração. Se for ousada, escolha uma cor de cortina que seja um contraponto na decoração.

Compre uma cortina por último!

Pode parecer estranho, mas o ideal é que a cortina só seja comprada após todos os itens da decoração já terem sido comprados e instalados! Ela entrará como um toque final para o ambiente!
Mesmo com essas dicas, ainda é difícil saber como escolher a cortina para sala?

Não erre mais na compra da sua cortina!

Como escolher uma cortina para sala, não se resume apenas a essas dicas, ainda existem mais pontos importantes a considerar. Existe o acabamento que você irá usar, a cortina será pendurada em um varão ou trilho? Irá usar um cortineiro de gesso? Qual será o tipo de prega? Americana, prega fêmea, prega macho ou painel?

Entretanto, alguns modelos de cortina exigem o uso de até 3 trilhos! Então, tudo isso precisa ser considerado! Outra questão para se pensar, é se você mesmo fará a limpeza das cortinas em casa. Se for assim, o ideal é pensar em um tecido sintético e leve, tecidos naturais e pesados, que devem ser lavados em uma lavanderia especializada.

Aliás, ainda falando em cuidados, cortina de tons escuros tendem a desbotar se ficarem diretamente expostas ao sol. Se a instalação local da instalação direta de sol, compre uma cortina que seja apropriada para isso.

Cuidado com a altura da sua cortina, caso a diferença entre a janela e o teto, seja igual ou inferior a 30 cm. Você pode explorar todo o comprimento, deixando uma barra de 4 cm, isso ao longo do pé direito.

Por fim, não se esqueça de conferir se o tecido da cortina é pré-lavado ou se o tecido possui porcentagem de encolhimento. Assim, você não corre o risco de a cortina reduzir de tamanho após a lavagem! Que tal, gostou das nossas dicas de como escolher a cortina certa para sala?