Propriedades dos Tremoços

É um vegetal de nome científico, Lupinus albus, é conhecido em outros países como lupin branco, chorcho ou lupino branco. O termo lupín o recebe da Argentina, por ser um grão de variedade amarga.

É uma semente achatada utilizada para alimentar o gado e que é utilizada pelo homem, depois de tirar o sabor amargo remojándola em água com sal. Existe uma variedade doce que pode ser consumida diretamente, sem realizar esse passo prévio.
Composição dos tremoços
Esta vegetal confere um grande valor nutricional, com o seu consumo, pois contém proteínas e fibras, grande quantidade de ácido fólico, pouca proporção de glicose e é considerada um ingrediente fundamental nas dietas para atletas e pessoas com artrite.
100g de tremoço contém:
371 calorias

Gorduras 9,74 g

Hidratos de carbono 40,38 g

Proteínas g 36.17

Minerais

Potássio 1,013 mg

Sódio 15 mg

Fósforo 440 mg

Magnésio 198 mg

Cálcio 176 mg

Ferro 4,36 mg

Vitaminas

Vitamina A 23 UI

Vitamina C 4,8 mg

Vitamina B1 0,64 mg

Vitamina B3 2,19 mg

Ácido fólico 355 mg
Propriedades dos tremoços
Para perder peso
Os tremoços podem ser consumidos nas refeições, como um feijão mais ou podem ser consumido como um lanche muito saudável e saciante.
Devem ser consumidas uma vez por semana, contêm antioxidantes como zeaxantinas e estão cheios de gorduras essenciais para o nosso organismo.
Para a diabetes
De acordo com estudos científicos, a lupanina, um alcalóide presente em os tremoços estimula a secreção natural de insulina no corpo.
Isso o torna um vegetal adequada para pessoas que sofrem de diabetes tipo 2.
Como se isso não bastasse, o lupin é um poderoso hipoglicemiante, contendo feno-grego, uma substância que reduz os níveis de glicose no sangue de forma natural.
Os tremoços além disso, contém pouca glicose que são adequados para serem consumidos por pessoas que sofrem de diabetes ou colesterol alto.
Para a pele
Para revitalizar a pele basta aplicar uma máscara de farinha de lupin. Seu alto teor de vitamina C actua como antioxidante, reparando e protegendo a pele da ação dos radicais livres.
Para o colesterol
Esta feijão é rica em fibras insolúveis, ácido glicolico, leticina e gorduras essenciais como ômega 3 e ômega 9. Esta mistura única de substâncias é ideal nas dietas para reduzir o colesterol.
O lupin também é um poderoso diurético, fazendo com que as toxinas e gorduras são facilmente removidas de nosso organismo.
Para a vista
A zeaxantina presente nos tremoço atua junto a outro flavonóide na proteção de vista dos raios UV.
Desta forma, o lupin protege os nossos olhos da degeneração pela exposição contínua ao sol e a perda de visão.
Este flavonóide além disso, previne alguns tipos de câncer.
Atletas
Contém grande proporção de proteínas e aminoácidos essenciais para a formação de músculos e sua recuperação após os treinos.
RECOMENDADO quais os alimentos se encontram os lipidos?
Prisão de ventre
O lupin tem efeito laxante devido ao seu teor de fibras e carboidratos fermentáveis. Para combater a prisão de ventre pode adicioná-lo em saladas ou comer uma pequena quantidade todos os dias.
Benefícios de comer tremoços para os diabéticos
Vários estudos apontam os variados benefícios que têm os tremoços para as pessoas que sofrem de diabetes. Os tremoços melhoram o metabolismo da glicose, reduzem a carga glicêmica dos alimentos ricos em hidratos de carbono, podem melhorar a saúde do intestino e reduzir a pressão arterial.
Esta vegetal que vem do Egito é uma fonte de proteínas vegetais e fibras. Não contém glúten, por isso pode ser consumido por celíacos. As pessoas alérgicas a frutos secos, devem evitá-los, porque contêm vestígios destes.
Como podemos consumir o lupin?
Hoje nós podemos consumir o lupin cozido como um legume, para eliminar uma enzima denominada Anti-tripsina, que a torna impossível de digerir, em sua forma natural.
Também podemos consumí-lo em forma de pães, massas e bolos, pois o lupin pode ser moído até formar uma farinha.

Hoje em dia está começando a fabricar “leite de lupin” um leite de origem vegetal, sem lactose, ideal para aqueles que seguem uma dieta vegana ou aqueles que sofrem de intolerância a lactose e querem desfrutar de uma dieta normal. O leite de lupin contém todas as propriedades a que se referem os parágrafos anteriores, o que é um suplemento nutricional ideal para quem desejamos desfrutar de seus benefícios.
É importante não consumir os tremoços com sal, pois eles já contêm uma importante quantidade de sódio em sua forma natural.
Como é que comem os tremoços?
Esta vegetal originária da região Mediterrânea, têm um tamanho entre 1 e 3 cm e são arredondados. São muito apreciadas pelo seu conteúdo de proteínas, fibras e zeaxanina, pimento, que protege a visão previne a degeneração macular.
Como se consomem?
Para a dieta diária consumidos cozidos como feijão, mas também pode ser preparado em conserva com sal e consumir como um apetitivos.
Seu consumo é recomendado para pessoas com diabetes, atletas, prisão de ventre e colesterol elevado.
Podem ser consumidas como aperitivo ou como prato principal. São também um snack muito saudável, pois são baixos em gorduras ruins e ricos em óleos e gorduras saudáveis. São um alimento muito saudável recomendado para dietas de emagrecimento.
Qual é o sabor dos tremoços?
Os tremoços têm um sabor neutro, similar ao da maioria das leguminosas, é um pouco amargo, muito semelhante ao das amêndoas, adequado para pratos com legumes.
Se os consumimos em conserva são crocantes, com um gosto salgado, têm uma pele externa grossa.
Tremoço em conserva
Os tremoço em conserva podem ser consumidas ocasionalmente porque são ricos em fibras, o que saciar o apetite e aceleram o trânsito intestinal. São contra-indicados em caso de hipertensão e doenças cardíacas devido a seu alto teor de sódio.
Também devem evitá-los aquelas pessoas que sofrem de hiperuricemia e dor nas articulações.
Como se deve tratar os atramuces?
Devem-Se deixar de molho durante dez horas antes de cozinhá-los. Devem-Se cozinhar até que estejam macios.
Se estas crus podem ser difíceis de digerir e provocar indigestão devido ao seu conteúdo de alcalóides e antitripsina.
Aqueles que se vendem em conserva podem ser consumidos imediatamente, já que estão cozidos e tratados. Esta apresentação é ideal para ser consumida em receitas vegetarianas rápidas, como saladas com vegetais.
RECOMENDADO Para que é bom o chá?
Contra-indicações dos tremoços
Esta leguminosa contém uma enzima inibidora de tripsina. A semente crua pode ser indigesta por este componente e provocar gases, dores de barriga e flatulência.
Conta com princípios amargos conhecidos como alcalóides quinolizidínicos sendo o mais abundante a lupanina.
Estes alcalóides desaparecem com a cozedura. As plantas que apresentam baixas doses de alcalóides são destinadas à alimentação.
Entre os perigos de comer tremoços se tem um alto conteúdo de fibra e oligossacarídeos, isso pode causar flatulência.
Não devem ser utilizados secos e moídos como um substituto do café, devido a seu alto teor de alcalóides.
O consumo de tremoço quando estão verdes ou, na sua bainha pode provocar vômitos, náuseas, dor de barriga e dor de cabeça. Em casos graves, pode provocar parada cardiorrespiratória, pulso fraco e convulsões.
Os alcalóides presentes na semente são tóxicos para o fígado, o sistema nervoso e o coração.
Para prevenir tudo isso, recomenda-se colocar de molho os tremoços, pelo menos, 10 horas antes de cozinhá-los. Cozer feijão até que esteja bem cozido não deve ficar crocante.
Os tremoços com um sabor muito amargo devem ser evitados, pois contém elevadas quantidades de alcalóides.
Estudos sobre os tremoços
De acordo com um estudo publicado em 1 de agosto do ano de 2013 levado a cabo pelo Departamento de Fisiologia Nutricional da Universidade Friedrich Schiller de Jena em conjunto com o Instituto de Química Clínica e Laboratório de Medicina do Hospital da Universidade de Jena os tremoços contêm uma proteína, que afeta o LDL-colesterol presente no plasma sanguíneo. Neste estudo foi avaliado o efeito de 25 g de proteína de lupin.
Antigos estudos demonstraram o impacto favorável das proteínas desta vegetal sobre os fatores de risco de doenças cardiovasculares. Nestes estudos, empregavam-se doses elevadas.
Em 33 sujeitos avaliados com elevados níveis de colesterol (Hipercolesterolemia) foram tratados com lupin durante 8 semanas. Os dados sobre a pressão arterial e níveis de colesterol LDL melhoraram significativamente.
Foram avaliados a composição de aminoácidos presentes nas proteínas dos tremoços para identificá-los como proteínas de alta qualidade.
Um estudo realizado na Austrália mostrou que o consumo de tremoço por pessoas que sofrem de obesidade e excesso de peso reduz os níveis de pressão sanguínea e melhorar a sensibilidade à insulina.
O enriquecer os alimentos de uma dieta saudável, com lupin melhora significativamente o controle de peso ao reduzir a ansiedade e o apetite. É por isso que o consumo de tremoço reduz o peso das pessoas que seguem uma dieta equilibrada e saudável, em conjunto, pão, biscoitos e massas feitos com farinha de lupin.
As pessoas que consomem pão enriquecido com lupin no café da manhã, comem menos durante o almoço.
O lupin reduz os níveis de açúcar no sangue, os níveis de ácido úrico, estimula a renovação celular e oferece inúmeras quantidades de minerais e aminoácidos necessários na dieta de uma pessoa que sofre desta doença.

Além disso, existem leite de lupin, uma bebida que não contém lactose e que pode ser consumida livremente por diabéticos.

Published