O que é o iogurte grego?

Com várias utilizações em dietas para perder peso e aumentar o nosso consumo de cálcio, o iogurte grego é um alimento único e extremamente valioso em nossa dieta. É um alimento que combina bem com pratos salgados, como com sobremesas diferentes e é uma excelente opção para o café da manhã, jantar ou lanche.

O que é o iogurte grego?
O iogurte grego tradicional é um produto lácteo fabricado com leite de vaca ou de cabra. Contém entre 9 a 10% de gordura láctea. Quanto mais alto é o índice de gordura que o iogurte é mais completo porque os bacilos podem se desenvolver plenamente.
É um iogurte muito delicioso, denso e cremoso. Contém entre 8 a 16% de proteínas, cerca do dobro do que os outros iogurtes.
Acredita-Se que este iogurte chegou ao Mediterrâneo na Idade Antiga para os turcos. Na Grécia, o consumo de iogurte estendeu-se e desenvolvendo-se uma variedade local que conseguiu obter as características distintivas do iogurte grego atual.
Atualmente, o iogurte grego é uma alternativa para os iogurtes tradicionais. O processo de fabricação é menos automatizado e conta com ingredientes seleccionados, por isso que o preço do produto é alto. Isso não diminui a demanda do mesmo, atualmente os consumidores querem alimentos requintados e gourmet.
Informação nutricional
Uma porção de 170 gramas fornece:
Energia 100 kcal

Gorduras 0,7 g

Gorduras saturadas

Gorduras monoinsaturadas

Gorduras polinsaturadas

0,2 g

< 0,1 g

< 0,1 g

Carboidratos 6,1 g

Açúcares 5,5 g

Proteínas 17,3 g

Fibra alimentar 0,0 g

Colesterol 8,5 mg

Sódio < 0,1 g

Água 144,7 g

Vitaminas

Vitamina A < 0,1 mg

Vitamina B1 < 0,1 mg

Vitamina B11 < 0,1 mg

Vitamina B12 < 0,1 mg

Vitamina B2 0,5 mg

Vitamina B3 0,4 mg

Vitamina B5 0,6 mg

Vitamina B6 0,1 mg

Vitamina C 0,0 mg

Vitamina D 0,0 mg

Vitamina E < 0,1 mg

Vitamina K < 0,1 mg

Minerais

Potássio 239,7 mg

Fósforo 229,5 mg

Cálcio 187,0 mg

Magnésio 18,7 mg

Zinco 0,9 mg

Ferro 0,1 mg

Cobre < 0,1 mg

Manganês < 0,1 mg

Selénio < 0,1 mg

Benefícios e propriedades
O iogurte grego traz inúmeros benefícios a nossa saúde, entre os quais se destacam:
Iogurte saudável
É um iogurte altamente saudável. Contém 40% menos açúcar e 38% menos sódio e mais do dobro da quantidade de proteína.
Para a digestão
Um dos benefícios mais conhecidos do iogurte são os probióticos, que contém. Estas bactérias saudáveis são necessárias para a saúde intestinal. O trato intestinal contém uma grande quantidade de bactérias, muitas delas ajudam a digerir os alimentos.
Por esta razão, o consumo aumenta as bactérias boas para o intestino, evitando a formação de bactérias nocivas.
A manter este equilíbrio com as bactérias boas pode ajudar com diversos problemas digestivos. Estas bactérias regulam e combatem as más bactérias que causam diarreia. Também são recomendados para as pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável e doenças como a colite ulcerosa e doença de Crohn.
Regula a pressão arterial
Uma forma de regular a nossa pressão arterial é através da dieta. Recomenda-Se consumir uma dieta baixa em gorduras e com 10 porções de frutas e verduras e três porções de produtos de origem animal, de baixo teor de gordura. São recomendados os produtos lácteos, como iogurte grego por ser uma importante fonte de potássio, magnésio e cálcio, minerais necessários para controlar a pressão arterial.
Regular o peso
O iogurte grego contém enormes quantidades de proteínas. A proteína é digerido mais lentamente, o que pode ajudá-lo a sentir-se e manter-se cheio por mais tempo. Isso ajuda a não ter fome e evitar os desejos e a conter o apetite entre as refeições regulares.
Esqueleto forte
O iogurte fornece minerais como cálcio, fósforo, magnésio, potássio e proteínas, estas substâncias trabalham juntas para manter os ossos fortes e saudáveis.
De acordo com um estudo realizado em mulheres na pós-menopausa na Escola de Medicina da Universidade de Washington, o de obter o cálcio diretamente os produtos lácteos traz um benefício maior para os ossos.
Para aqueles que sofrem de intolerância à lactose
A intolerância à lactose não é mais do que a sensibilidade ao açúcar do leite, conhecido como lactose. Os sintomas da intolerância podem ser inchaço, diarreia e flatulência.
As pessoas intolerantes à lactose podem consumir até 12 g de lactose. O iogurte grego contém um escasso fornecimento de lactose, apenas a 4 g por cada copo.

Como fazer iogurte grego?
Apesar de seu preço, você pode fabricar mais iogurte a partir de uma porção de iogurte. Com uma yogurtera o trabalho é mais simples, no entanto, você pode prepará-lo com a ajuda de uma panela.
Ingredientes:
900 ml de leite integral.
100 ml de creme de leite.
1 iogurte grego natural.
Termômetro.
Preparação:
Mistura em uma panela honda todos os ingredientes e deixe ferver em fogo médio. A temperatura ideal são 85ºC. Deixe a panela no fogo até que a mistura solte fumaça.
Retire a mistura do fogo e deixe descansar por 13 minutos ou até que alcance cerca de 45ºC. Uma vez atingir essa temperatura, coloque a mistura em frascos de vidro com tampa e deixe fermentar por 8 horas.
Você deve reservá-los no lugar mais quente possível. Após 8 horas o iogurte está pronto e você só deve filtrados.
Para filtrados precisa de gaze ou pano de algodão (Que não tenhas lavagem com detergentes) e enfia o iogurte. Este processo pode levar horas, para que possa refrigerar o iogurte enquanto enfia-se por si só.
No pano ficará o iogurte grego e no recipiente utilizado um soro que pode consumir ou usar para alguma receita.
Contra-indicações
Os prebióticos do iogurte grego oferecem efeitos benéficos à saúde, mas podem provocar efeitos colaterais.
Pode causar gases ou mal-estares estomacais. Também pode provocar uma infecção grave em pessoas que sofrem da síndrome do intestino curto, ou seja, quando parte do intestino delgado falta ou foi removido cirurgicamente. Também pode causar infecções em pessoas doentes ou com o sistema imunológico enfraquecido.
Os prebióticos podem causar infecções em pessoas que possuem uma válvula cardíaca artificial.
Os prebióticos intervêm com os medicamentos para a colite ulcerosa, sobretudo com sulfassalazina.
Diferenças entre o iogurte grego e o iogurte tradicional
A principal diferença entre o iogurte grego e o iogurte tradicional é que o primeiro foi filtrado para eliminar o soro, dessa forma conta com uma textura espessa, cremosa e um sabor delicioso.
Respostas a prefuntas frequentes
O iogurte grego engorda?
É um iogurte, que ajuda a regular o apetite, por isso é indispensável em dietas para perder peso. Pode chegar a engordar se lhe adicionam outros produtos como açúcar, farinha e muito mais. O iogurte grego tradicional e natural, não tem efeitos nocivos sobre a saúde.
Onde comprar iogurte grego
Pode ser adquirido em supermercados e em lojas de produtos saudáveis.
Qual é o melhor iogurte grego
Para saber qual é o melhor iogurte grego em seu país deve estabelecer as etiquetas, ela só precisa encontrar ingredientes, como leite e os cultivos lácteos. Não devem conter gordura adicionada ou açúcar.
Não devem acrescentar o amido, grenetina, creme de leite e proteínas extras.
As melhores são FAGE e Chobani de venda no Walmart e Superama.

Quantas calorias tem?
Por cada 170 g de iogurte grego consomem 100 calorias.