Como saber se uma instituição EAD é reconhecida pelo MEC?

faculdade de administração

Ao escolher qual curso você vai cursar na graduação a distância, alguns fatores devem ser observados, antes mesmo de efetivar a matrícula.

O principal deles é se a instituição escolhida é reconhecida pelo Ministério da Educação. Mas você sabe por que é importante a faculdade ter esse reconhecimento?

Em primeiro lugar porque para oferecer cursos que tenham validade. Se a instituição não é reconhecida você pode correr o risco de perder seus quatro anos de estudos, já que seu diploma não vai ter validade. Imagine que você tenha cursado a faculdade de administração a distância, que tem oito semestres de duração e ao final do curso não pudesse buscar um emprego na área?

Além disso, os cursos de graduação no Brasil precisam seguir algumas regras, como tempo de duração, disciplinas básicas, entre outros requisitos que o MEC estipula para que os cursos ofereçam a qualidade que os alunos buscam e merecem.

Então, vamos ao que interessa: Como saber se uma instituição EAD é reconhecida pelo MEC?

No site da instituição essa informação pode ser consultada. Geralmente as faculdades deixam na página inicial um link para essa consulta, mas se você não encontrou, pode conferir as informações no site do e-MEC.

Já na página inicial do site você vai clicar em Busca Avançada e deixar marcado o campo “Instituição de Ensino Superior”. Basta preencher os campos e realizar a pesquisa.

Pronto! Agora você já sabe se pode se inscrever nesse curso!

E já que usamos como exemplo a graduação em administração ead, vamos falar de algumas vantagens para quem escolhe esse curso na modalidade EAD:

• Onde e como estudar: Agora, vamos falar sobre os diferenciais da faculdade a distância, afinal, a presencial é a mais tradicional e mais conhecida pela maioria das pessoas. A graduação EAD possibilita que você estude quando e onde quiser. Isso acontece porque as aulas, normalmente, são disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e para visualizar esse espaço, você precisa apenas de um dispositivo com acesso a internet. Assim, pode aproveitar melhor os intervalos do seu dia e estar presente em uma faculdade a distância, sem precisar estar lá fisicamente. Algumas instituições também oferecem outros formatos de materiais de ensino, como livros impressos e DVDs com videoaulas, assim o aluno não depende nem do acesso a internet.
  • Economia: A economia de dinheiro é um dos aspectos que atrai muitos alunos. Afinal, a mensalidade da faculdade de administração a distância tende a ser muito menor do que a de um curso presencial. Mas, não confunda preço baixo com qualidade inferior. A faculdade a distância só consegue aderir um valor menor, porque não precisa manter uma grande estrutura física para receber seus alunos, já que eles não precisam se deslocar para estudar. Assim, também não possuem os gastos dessa estrutura e podem repassar essa economia para os seus estudantes.

Então agora que você já sabe como descobrir se uma instituição é credenciada no MEC e os motivos pela qual deve escolher uma que seja, está na hora de efetivar a sua matrícula e começar o curso que vai te levar ao sucesso profissional.